sábado, 4 de abril de 2009

Morre Marcio Moreira Alves.

"Aos 72, morre Márico Moreira Alves", assim é noticiado no Estadão a morte do jornalista e ex-deputado federal do MDB. Márcio Moreira pode ser considerado um dos responsaveis pela decretação do AI-5, e uma das primeiras vítimas desse Ato Institucional.
Em uma época em que se achava que a única forma de se lutar contra a ditadura era de maneira armada e com formações de guerrilhas, tinhamos um deputado que em plena Câmara dos Deputados se pronunciava contra a ditadura (até então sem o AI-5) e a falta de liberdade no país. O discurso pareceu ofencivo aos militares, e esses pediram a cassação do seu mandato, que não encontrou apoio nem em seu partido aliado (ARENA), sendo negado esse pedido, e essa negação foi usada como pretexto para a decretação do AI-5, formalizando a ditadura.
O discurso de Marcio não era ofencivo, nele ele apenas denunciava a falta de liberdade e pedia as pessoas que lutassem contra a ditadura, não de forma armada, mais boicotando os desfiles militares e outros eventos militares, como também pedia às jovens que não saissem com os jovens militares. O boicote serveria de forma para demonstrar o descontentamento da população com o governo, e retirando o seu apoio o governo não teria mais bases de sustentação que o permitiria se manter em pé por durante mais 20 anos.
Aqui jaz Marcio Moreira Alves, para sua felicidade conseguio ver o fim da ditadura que ele, como muitos, apoiou em 64, mas que logo se virou contra na decretação do primeiro Ato Institucional.
Discurso de 64

6 comentários:

  1. Um adendo... quando ele fez seu discurso ainda era possíovel um mínimo de expressão da esquerda neste país.. pelo proprio mdb.. depois disso baixou-se o Ai-5 e aí sim a esquerda foi pra ilegalidade e passou à luta armada...

    ResponderExcluir
  2. teoricamente a luta armada começou a se formar antes...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O MNR começou a se formar em 65 e em 67 foi destruida depois de uma tentativa de tomar as cidades do sul gaucho... O COLINA foi fundado em 67 assim como a ALN... E no mesmo ano, antes do AI-5 tivemos casos como a morte do estudante Edson Luis, o espancamento dos artistas no teatro Ruth Escobar... O que prova que não foi o AI-5 que levou a esquerda para a luta armada, porem não nego que ela ajudou a aumentar o numeros de casos como esses...

    ResponderExcluir
  5. E, por incrível que pareça, ainda encontro gente que vê algo de positivo na ditadura militar...

    ResponderExcluir
  6. Deixando claro que não foi eu quem escreveu! ahAUhauHAU

    ResponderExcluir

"Posso não concordar com uma palavra sua, mas lutarei até à morte para que tenha o direito de dizê-las" - Voltaire.