TJ PROÍBE MARCHA DA MACONHA EM SP E NO RIO
Os Tribunais de Justiça de SP e do Rio acataram recurso do Ministério Público e determinaram a proibição da "Marcha da Maconha" hoje no parque do Ibirapuera e em Ipanema. Para as promotorias, a manifestação faz apologia ao consumo de drogas. Os organizadores da marcha paulistana tentavam, até o fechamento desta edição, entrar com um recurso contra a decisão
Folha de São Paulo - São Paulo, domingo, 04 de maio de 2008.
Não uso maconha, nem gosto que usem perto de mim e muito menos seria a favor que meu filhos usassem, tenho horror à droga, mas, lendo essa nota (acredite, esta é a notícia na íntegra que saiu na Folha de São Paulo deste domingo), me pergunto: e a liberdade de opinião?
A questão não é nem ser a favor ou contra a liberação da maconha, as coisas vão muito mais além! A livre expressão só se torna digna quando é condizente com a opinião da maioria? Se vai contra os dogmas da sociedade ela não é digna de ser reconhecida? Por que não ouvir o lado deles também? Aliás isto não é (ou deveria ser) uma democracia? Todos os dias é rompido, sem que percebamos, nosso direito de liberdade de expressão e deixamos isto passar, os ideais de um estado laico e abragente da vontade de todos os cidadãos é algo inexistente neste país, tudo o que é discutido é feito através de condutas e opiniões próprias (da igreja e de uma elite) sem levar em consideração o que pensam os demais.
No meu conceito crime é tudo aquilo que faça mal à outra pessoa e eu não vejo malfeitoria a ninguém no uso da maconha com a excessão dos problemas que ela porventura possa causar quando a dependência chega a níveis críticos. Porém, esta mesma dependência em níveis críticos é causada pelo cigarro e álcool e eles não são proíbidos, então, por que a maconha é? Pelo simples fato de não existir uma indústria que lucre e arrecade impostos paro o governo e antes que a maconha se torne um concorrente muito forte para tal elite é melhor reprimir qualquer tipo de movimento a favor desta "aberração". Agora, uma coisa que faz mal a toda população mas ninguém se manifesta contra, é o mal emprego da verba pública, a corrupção, o abuso de poder, má distribuição de renda, as leis arcaicas que regem nossas quadrilhas (ou políticos como desejar) isso sim faz mal à sociedade, e não um grupo de pessoas que querem fumar.
A sociedade se deixa manipular por uma opinião fechada, que não a permite ver de forma aberta as questões atuais do país. As lutas por direitos, sejam eles quais forem, que não agridem ou intefiram na vida de outro cidadão não devem ser negadas ou reprimidas, a liberdade é algo que custou muito ao brasileiro mas que já não existe mais, hoje o brasileiro vive na mesma ditadura de antes, mas desta vez de forma invisível e imperceptível. A sociedade é seduzida pela opinião que querem que ela possua (pela falta de infromação ou formação) e aceita o andar da carruagem sem muito problemas, já que foi conquistada e adestrada a aceitar as coisas como são. A novela mostra que isso é errado, então não vamos apoiar tal movimento, à exemplo mesmo da atual novela da globo "Duas Caras" que no período das manifestações estudantis na USP contra a afronta à autonomia da instituição criticaram de forma indireta por uma verossimilhança porca (usada na novela com as manifestações de estudantes de uma faculdade particular em meio a uma realidade completamente oposta à que se encontrava (e encontra) as universidades públicas) que mostrava estudantes como bardeneiros.
O que falta nas manifestações à favor da legalização da maconha é uma organização, eles começaram agora a expor suas opiniões e vontades. Exemplo de que não se trata de um movimento contra as leis atuais é a própria forma em que está sendo organizado o movimento, sem choques com as autoridades ou o poder público, mas não acredito que eles aguentarão por muito tempo serem tratados como crianças.
Para os mais conservadores que realmente acham que eles são crianças (gostaria de lembrar que não sou a favor da maconha), gostaria de relembrar os tempos em que comunismo era considerado crime político e pais achavam apenas uma "fase" as tendências esquerdistas de seus filhos. É só um exemplo de que, o que hoje pode parecer um absurdo, pode apenas ser fruto de uma manipulação ou de uma visão centralizada demais. Pra você que acha crime fumar maconha, por favor me liste males que ela causa para o próximo (e não para própria pessoa porque se matar é outro direito dela) que o cigarro e o álcool não cause também.
PS: Espero não ser preso por este artigo e por expôr minha opinião ante as repressões a este e outro movimentos pacificos que apenas desejam mostrar sua ideologia. É assegurada na constituição o livre direito de expressão e mesmo que eu seja contra a maconha não acho certo proibir a manifestação da opinião desta minoria.
Fica a dica:
Podcast da Folha onde a Soninha fala sobre a proibição do movimento pela legalização da maconha.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u397668.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Posso não concordar com uma palavra sua, mas lutarei até à morte para que tenha o direito de dizê-las" - Voltaire.