domingo, 10 de outubro de 2010

A busca por Marina

Eles querem o verde
Com a votação expressiva de quase 20% recebida por Marina Silva, Serra e Dilma usam táticas diferentes para conseguir cativar o eleitor "Verde"

As táticas de cooptação usadas por Serra e Dilma em busca dos quase 20% de votos depositados em Marina Silva estão longe de convergirem. Independentemente de certo ou errado, o fato é que Serra insiste em um discurso conservador e desta forma tende a angariar o eleitor religioso, aquele que votou em Marina Silva por causa da sua fé. Seria louvável se este eleitor já não fosse "voto garantido" de José Serra. Basta lembrar que Silas Malafaia, líder da Igreja Assembléia de Deus, o apoia.

Serra tem tentado, a todo custo, aproximar a imagem do PSDB com a do PV, lembrando as coligações em nível estadual entre os dois partidos. Além disso, seu aliado e governador eleito em SP, Gerado Alckmin, tem mostrado visões bem mais duras em relação aos temas mais polêmicos desta campanha e alega que irá apenas cumprir a legislação vigente.

Já Dilma, tem incorporado partes do discurso "marineiro" com algumas adaptações à suas circunstâncias. Em discurso recente sobre a questão do aborto, Dilma defendeu o direito à vida, tanto da mãe, quanto do bebê, e que não permitirá que mulheres pobres sejam abandonadas pelo Estado. "Eu, como pessoa, sou contra o aborto. Porque o aborto é uma violência contra a mulher. Agora, eu, como presidenta [sic] da República, não fecharei meus olhos para milhares ou milhões de mulheres adolescentes, mulheres pobres, que em momentos de desespero, sem proteção, porque não sabem criar seus filhos, cometem atos extremos que colocam a vida dela em risco".

Olhando assim de longe, é o discurso usado por Marina, que colocava-se pessoalmente contra, mas acenava com flexibilidade em relação ao assunto. Completamente divergente do discurso tucano que, em busca do eleitor de Marina, acena muito mais às questões partidárias do PV. Esquece-se, no entanto, que grande parte daqueles que votaram em Marina Silva, votaram na pessoa Marina Silva, independentemente do Partido ao qual ela pertence.

O Datafolha mostra 51% dos votos de Marina para o tucano. Vejamos até onde isso irá se sustentar e se José Serra não cometerá um segundo erro de campanha, o que poderíamos chamar carinhosamente de burrice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Posso não concordar com uma palavra sua, mas lutarei até à morte para que tenha o direito de dizê-las" - Voltaire.