quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Liberdade de imprensa

Liberdade é liberdade não importa a quem
Na rixa PT-Imprensa não existe certo ou errado, mas claras posições ideológicas asseguradas pelo Estado Democrático de Direito

Lula chamou a imprensa de golpista e partidária e gerou um fuzuê sem tamanho. Foi um tiro no pé. As denúncias contra a casa civil já estariam esfriando se não fosse o Presidente entregar de bandeja uma nova pauta para a oposição. Por outro lado, foi bem sucedido. Cadê a Dilma sendo questionada sobre os escândalos na sua antiga pasta?!

O assunto da vez é o ressentimento que a imprensa alimenta contra o PT e o Sindicato dos Jornalistas, pintados como anti-democráticos por se oporem contra as grandes empresas de comunicação. Na contrapartida, estas empresas se defendem: "Querem nos calar! Tirar nosso direito de livre expressão!". Fiquei comovido.

Fiquei tão comovido que fui até a Constituição Federal que garante esse direito para ver que, no Art. 5º, a Lei maior do nosso Estado Democrático de Direito assegura:

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato
V é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou è imagem
(...)
IX é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

Bom, até agora eu não ouvi ninguém falando em calar a imprensa, mas apenas se opondo ao seu poder inegável. Isso é censurá-la? Ou só a imprensa tem o direito de se opor? Em algum momento estes artigos estão restritos à atividade jornalística? Liberdade de expressão e comunicação é assegurada à todos, inclusive à corja petista que se reúne para questionar a imprensa. Até porque, se dizer que a imprensa é golpista e partidária é um crime como se está colocando, vivemos um ditadura no outro lado da questão: A ditadura midiática.

A imprensa tem o direito de publicar tudo o que achar de interesse público (até mesmo a Veja, com suas pautas inegavelmente enviesadas). Porém, deve ser honesta o suficiente para aguentar as críticas que recairão sobre sua posição social e linha editorial.

2 comentários:

  1. Coloca aí um botão de compartilhamento de postagem.

    ResponderExcluir
  2. Eu já coloquei, mas ele não parece por algum motivo muito estranho.

    =/

    ResponderExcluir

"Posso não concordar com uma palavra sua, mas lutarei até à morte para que tenha o direito de dizê-las" - Voltaire.