terça-feira, 20 de maio de 2008

Por um Estado Laico de Fato (?)

No próximo dia 25/05 acontecerá a 12ª Parada Gay de São Paulo e, pelo que afirmam os organizadores, esta será mais politizada do que as demais.

A Parada Gay é, ou deveria ser, um movimento político de militância pelos direitos de gays e lésbicas, mas tem sido tratado como uma balada a céu aberto onde não há respeito e nem ideologia sobre o tema a ser debatido. Durante a parada do ano passado, recorde de público, houve a presença maciça de heterossexuais que, se estivessem lá para apoiar o movimento GLBT aquela teria sido a maior parada GLBT que eu já vi na minha vida, mas infelizmente foi uma parada marcada pelo desrespeito. Isto se deve principalmente pela falta de imposição dos próprios homossexuais presentes que não fazem valer seu momento de expressão e visibilidade para serem ouvidos.

Tenho sinceras expectativas que esta parada do próximo dia 25 seja uma virada de página frente ao desastre que foi a parada do ano passado. Com a ausência de trios elétricos de casas noturnas e uma presença mais efetiva de carros oficiais, espero ver uma movimento de massa “por um estado laico de fato” e não uma festa sem conteúdo. Ultimamente temos em pauta um projeto de lei que criminaliza a homofobia e que permanece parado no congresso graças às iniciativas de grupos religiosos como igrejas evangélicas (que já fora discutidos aqui no post Chilique homofóbico do Pr. Silas Malafaia). Estas iniciativas descaracterizam o estado laico previsto na constituição e fere um dos principais direito da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão que é a do estado laico (sem influência religiosa) e da igualdade jurídica sem qualquer distinção seja ela do que for.

Estarei no próximo dia 25/05 lutando pelos meus direitos e tenho esperanças que as milhares de pessoas que estiverem lá façam o mesmo, reprimindo ações desrespeitosas de pessoas desinformadas que vão para tumultuar e mostrando que somos muito mais do que um público “alegre”, mas sim um grupo de pessoas que também possuem direitos, organização e voz ativa.

3 comentários:

  1. a parada é um circo. tem carro alegórico, aberrações fantasiadas, sexo, drogas e sem fundamento. sinceramente... uma perda de tempo! prefiro ficar em casa assistindo filme. aliás, é o que farei.

    ResponderExcluir
  2. ps: dizem que aquilo é ser gay. se for... me desculpe, prefiro não ser.

    ResponderExcluir
  3. Minha opinião sobre a Parada? http://geradorii.com/2008/05/parada-gay-2008.html

    ResponderExcluir

"Posso não concordar com uma palavra sua, mas lutarei até à morte para que tenha o direito de dizê-las" - Voltaire.